Vídeos do canal

sábado, 30 de maio de 2015

Praia da Armação. www.praiasdefloripa.com

Para ver a galeria de fotos dessa praia

– CLIQUE AQUI –


História

Tão logo o Brasil foi descoberto, perceberam os habitantes pioneiros a grande quantidade de baleias francas que vinham perto do litoral. Já em 1587, Gabriel Soares de Almeida escrevia à Corte sugerindo a vinda de experientes pescadores do Golfo de Biscaia para introduzir no Brasil a caça. Frei Vicente do Salvador também escreveu sobre a abundância da baleia, num longo trecho do litoral entre a Bahia e Santa Catarina, chegando mesmo a adentrar baías e enseadas, principalmente nos meses de maio e junho. Estabelecimentos próprios, conhecidos como “armações” foram criados por toda essa costa entre o século XVII até o começo do século XIX.

Barcos a vela ou remo saiam para aproar as baleias com longos arpões de madeira com ponta de ferro presos por cabos longos. As baleias depois de caçadas eram levadas até uma praia próxima da armação, onde eram retalhadas mesmo a beira mar, o toucinho era então processado em grandes tachos e vendido para iluminação de casas, lubrificante e como agregante de um tipo primitivo de cimento. Cada baleia rendia mais de seis mil litros de óleo. Como revela trabalho da pesquisadora Miriam Ellis, publicado ainda nos anos 1960, a matança foi tão grande que o número de baleias francas declinou irremediavelmente, praticamente acabando com o comércio do óleo já antes do começo do século XX, antes que os protestos de pessoas chocadas com a brutalidade da caça fizessem efeito. Tentativas de reativar a caça após a Segunda Guerra Mundial, com novas tecnologias, principalmente no litoral de Santa Catarina, tiveram vida breve. Restam hoje apenas algumas ruínas e o nome preservado em localidades como Armação dos Búzios, próximo ao Rio de Janeiro, Praia da Armação em Ilha bela, São Paulo, e a Praia da Armação, em Florianópolis.

A prática é proibida no Brasil desde a década de 1980 e em 2008 foi assinado um decreto que determina toda a zona costeira brasileira como santuário de baleias e golfinhos. Atualmente as baleias franca são fortemente preservadas e o turismo de observação é fonte de renda para Santa Catarina.
Pesca, Tradição e Turismo

Com ares de pequena aldeia, a praia da Armação, localizada a 25 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos principais núcleos de pesca artesanal da Ilha. A Armação integra, com Campeche e Pântano do Sul, o maior complexo pesqueiro da Ilha de Santa Catarina, sendo assim, uma praia essencialmente de pescadores e que produzem pescado para os mercados, local e os de grandes centro do país. Também se tornou uma praia balneária, a mais concorrida no Sul da Ilha. O fluxo e a freqüência turística na Armação têm crescido rapidamente, pois a praia possui uma boa infra-estrutura para essa finalidade com restaurantes e pousadas.



Entre seus diversos atrativos, destacamos: os passeios de barco, o mar próprio para banho e surfe, correndo o risco de ser presenteado com a visão de baleias e golfinhos que costumam visitar estas águas, a bela vista do Mosteiro e da Ponta das Campanhas, o Parque da Lagoa do Peri, além das maravilhosas trilhas ecológicas pela Mata Atlântica, lagoas e cachoeiras.


As Campanhas da Armação

Na ponta direita da Praia da Armação, bem perto do centrinho, atravessando a passarela, encontram-se as Campanhas da Armação. Uma pequena colina de campos esverdeados e pequenos arbustos. Um local perfeito para um pique-nique com a família, um passeio romântico ou simplesmente uma volta com os amigos. Depois de se percorrer os gramados verdes das Campanhas, chega-se ao topo da colina e para a surpresa do visitante, o que existe do outro lado é um precipício onde a água bate com força contra os rochedos, formando um belíssimo espetáculo de águas. O local é realmente encantador e convidativo para se passar uma tarde agradável em meio a tranquilidade da natureza e das comunidades pesqueiras.


O Surf na Praia da Armação

A Praia da Armação convive diariamente com o fluxo turístico e com os praticantes de surfe. A praia, que é voltada para o leste de Florianópolis, possui ondas medianas, muito boas para surfistas amadores e iniciantes.


A praia que fica ao lado, Matadeiro, também é excelente, mas suas ondas são muito maiores e é considerada uma praia para surfistas profissionais.

El Surf
La Armação vive con el flujo diario de turistas y surfistas de la. La playa, que se encuentra al este de Florianópolis, con olas medianas, muy bueno para surfistas principiantes y amateurs. La playa está al lado, Matadeiro, también es excelente,pero las olas son mucho más grandes y es considerada una playa de los surfistas profesionales.


Saída para Ilha do Campeche

É ali mesmo nas Campanhas, onde estacionam os barquinhos que levam as pessoas para a famosa e paradisíaca, Ilha do Campeche. Localizada na costa leste de Florianópolis, em frente à Praia do Campeche, a ilha possui um rico ecossistema e abriga representativa parcela do patrimônio arqueológico do Estado de Santa Catarina. Formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica, possui uma única praia com areia fina e extremamente clara. O mar, que tem coloração variando entre verde e turquesa, possui poucas ondas, agradando a mergulhadores e crianças.

Segundo estudiosos, o local possui sozinho mais inscrições rupestres que a Ilha de Santa Catarina, a Ilha do Arvoredo e a Ilha das Aranhas, todas juntas. Entre os sinais deixados pelos povos antigos estão símbolos geométricos, flechas, zoomorfos, antropomorfos e as máscaras, também encontradas nos costões da praia do Santinho..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas postagens do blog